Governo manda avião buscar, mas Índia diz que é 'muito cedo' para falar sobre exportação de vacinas contra covid-19 ao Brasil

Por Visual News Notícias 15/01/2021 - 09:50 hs

Por: Sérgio Ferreira

Fontes citadas pelo jornal "Hindustan Times" disseram que a decisão de exportar doses dos imunizantes para outros países deve demorar mais tempo.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Índia, Anurag Srivastava, disse nesta semana que o programa de vacinação indiano seria lançado no sábado (16) e que ainda era muito cedo para discutir a entrega de imunizantes para outros países.

No entanto, o Ministério da Saúde já anunciou que um avião da empresa Azul está partindo para buscar a vacina na Índia. E já até colou um adesivo na aeronave festejando a empreitada.

O avião do Brasil está pronto para decolar com a missão de buscar duas milhões de doses do imunizante que teria sido negociado com uma fábrica indiana. O plano de partida foi adiado nessa quinta-feira (14) e o novo plano é a aeronave deixar o Brasil nesta sexta-feira (15), às 23 horas.

O lote pedido pela Fiocruz teria sido adquirido junto ao laboratório indiano Serum, que produz a vacina de Oxford/AstraZeneca. O peso estimado da carga é de 15 toneladas. As doses seriam transportadas em contêineres para garantir o controle de temperatura do produto, conforme recomendações do fabricante. (com agência Sputnik Brasil)