Vereador Orlando de Amadeu cobra recursos do governo do estado para ações de combate ao Coronavírus em Simões Filho

: “até agora, não mandaram nem 1 real” Caixa de entrada x

Por Visual News Notícias 01/06/2020 - 18:45 hs

Por Sérgio Ferreira

Durante a apresentação da Prestação de Contas de Executivo do 1º Quadrimestre de 2020 em Audiência Pública on-line na sexta-feira (29), o vereador Orlando de Amadeu (PSDB), presidente da Câmara de Vereadores, questionou a falta de repasse de recursos do governo do Estado para serem aplicados em investimentos nos serviços de saúde pública e nas ações de combate e enfrentamento ao Coronavírus (Covid-19) na cidade de Simões Filho.

Segundo o parlamentar, até o momento, não houve por parte do governador Rui Costa nenhum posicionamento sobre a liberação de verbas do Estado no enfrentamento à pandemia e lembrou que os investimentos na cidade estão sendo realizados com recursos próprios do município.

“Nós estamos em uma pandemia no mundo inteiro. A cidade tem sofrido bastante de prejuízo, com o nosso município deixando de arrecadar por conta de muitas medidas que tem que ser tomadas para que esse vírus não venha contaminar todos os habitantes da nossa cidade, a exemplo da nossa cidade vizinha, Lauro de Freitas, que aumentou em 500 casos, de um dia para o outro, e nós não queremos ter essa situação aqui em nossa cidade. A gente vê a preocupação do prefeito, com os investimentos que o município tem feito e o apoio que o governo federal tem dado ao nosso município. Eu não entendo como é que o Estado, o governador não destina nem 1 real para Simões Filho. Isso me deixa impressionado porque eles falam tanto que vão ajudar as cidades”, cobrou.

Aliado impecável do prefeito Dinha, Orlando chama a atenção de representantes ligados ao governador na compreensão pelo atual momento de situação emergencial e de estado de calamidade pública no município para intervir junto ao Estado na liberação de verba a fim de ajudar no combate a pandemia do Covid-19 na cidade.

“Nós vimos pessoas que tiveram aqui por muitos anos usufruindo dessa cidade e essa cidade não recebe um real do governo do Estado, eu não entendo. Eu quero que as minhas palavras cheguem ao governador Rui Costa. Porque essa perseguição com a cidade de Simões Filho? Nós temos senador da República eleito por esta cidade, deputado federal, filho de senador, irmão de senador, deputado. Porque não olham para esta cidade? O prefeito Dinha, junto com a deputada Kátia, os vereadores desta Casa e com o deputado Paulo Azi, sozinhos, nós não vamos conseguir porque o governo do Estado é maior. Vocês têm recursos para ajudar o município. Nós precisamos dessa ajuda”, apelou. 

Tendo em vista o reconhecimento à repercussão e importância do combate a pandemia do Coronavírus (Covid-19), que tomou uma proporção assustadora em Simões Filho, na Bahia e no Brasil e a decretação de calamidade pública pelo Executivo e pelo Legislativo com a garantia de que o Estado e o município ficam desobrigados de cumprir restrições e prazos estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e a Lei Complementar, Orlando sugeriu ao secretário de Fazenda (Sefaz), Carlos Roberto de Carvalho, envio de ofício ao governo do Estado para solicitar informações sobre a destinação de recursos do Estado para auxiliar nas ações e medidas de combate a pandemia da Covid-19, uma vez que, conforme o parlamentar, o dever do Legislativo é fiscalizar se a verba será enviada pelo governo estadual para o combate ao Coronavírus na cidade. 

“Fica aqui essa solicitação de pedir através de ofício, porque os recursos do governo do Estado não chegam em nosso município? Nós queremos uma resposta da secretaria de finanças para que possamos tomar as providências nesta Casa, porque não é justo o governador do Estado, Rui Costa, não mandar um real para Simões Filho. A Casa tem que ter conhecimento porque os recursos não estão chegando. Sugiro ao secretário que o Executivo Municipal encaminhe um ofício para a secretaria de Saúde do Estado e mande uma resposta para esta Casa para eles nos dizerem porque Simões Filho não está recebendo recursos do governo do Estado. Nós precisamos que os recursos cheguem em nossa cidade para ajudar a nossa cidade. Nós não estamos fazendo política, estamos lutando por vidas e vidas são mais importantes do que a política”, propôs Orlando.

 

Assessoria de Imprensa do Presidente da Câmara - Vereador Orlando de Amadeu (PSDB)

E-mail: orlandodeamadeu@hotmail.com

Facebook: www.facebook.com/orlandode.amadeu

Instagram: @orlandodeamadeu