SIMÕES FILHO : Jailson ‘Jajai’ indica ao Executivo realização de simulado para avaliar qualidade da educação no município

O autor da indicação aponta a necessidade de uma avaliação própria em prol de melhoria educacional e de um ensino de qualidade

Por Sérgio Ferreira 10/06/2019 - 23:55 hs

Por Visual News Noticias / Sérgio Ferreira

O vereador Jailson ‘Jajai’ (PP) sugere ao Executivo por meio de indicação n° 096/2019 a realização de um simulado local nas escolas no inicio do 2º semestre, semelhante ao do IDEB, para avaliar a qualidade da educação no município.

O autor da indicação aponta a necessidade de uma avaliação própria em prol de melhoria educacional e de um ensino de qualidade que proporcione o desenvolvimento intelectual e humano e, sobretudo, uma sociedade mais justa, por entender que a educação é um dos pilares essenciais para o desenvolvimento da sociedade, como forma de garantir oportunidades e acesso a melhores condições de vida e trabalho à população.

‘’Que o município de Simões Filho, junto com a Secretaria de Educação, façam um simulado preparatório no início do segundo semestre no município para que a secretaria faça uma avaliação própria e dê estímulo aos alunos em nossa cidade, e não esperar que o IDEB Nacional faça essa avaliação. Nós temos que fazer a nossa própria avaliação para que melhore o nosso ensino”, justificou o autor.

IDEB

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) é o principal indicador da qualidade da educação básica no Brasil. Criado pelo Instituto Nacional de Pesquisa Educacional Anísio Teixeira (INEP) em 2007, o IDEB sintetiza em um único indicador dois conceitos importantes para aferir a qualidade do ensino no país: o fluxo que representa a taxa de aprovação dos alunos e o aprendizado que corresponde ao resultado dos estudantes no Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), aferido tanto pela Prova Brasil, avaliação censitária do ensino público, como pela ANEB, avaliação amostral do SAEB, que inclui também a rede privada.

 (Ascom CMSF)