SIMÕES FILHO : Presidente da Câmara faz balanço dos primeiros meses de gestão do Legislativo

Por Sérgio Ferreira 10/06/2019 - 22:23 hs

Por Visual News Noticias / Sérgio Ferreira

O presidente da Câmara Municipal de Simões Filho, vereador Orlando de Amadeu (PSDB), fez um balanço da gestão no comando do Legislativo, na manhã de quinta-feira (6), em entrevista ao vivo à Rádio Simões Filho FM 87,9.

Durante a conversa com os radialistas Jairo Mascarenhas e Sérgio Ferreira, no programa ‘Bom Dia Simões Filho’, Orlando destacou as principais ações desenvolvidas e novos projetos a serem executados na Câmara, a evolução do Legislativo em relação à comunicação, falou em buscar a harmonia entre os poderes, fortalecer o diálogo e a transparência dos atos do Legislativo, o acesso das pessoas a tudo o que acontece na casa legislativa e a melhoria no atendimento à população. Temas relacionados à política local também foi destaque na entrevista com os dois apresentadores



Veja abaixo alguns dos itens que o presidente destacou na entrevista:

Gestão eficiente e transparente

Segundo o presidente, a atual gestão da Câmara tem se empenhado no compromisso e na responsabilidade de conduzir com eficiência e transparência os trabalhos do Legislativo. “Nós encontramos algumas dificuldades, como é em todo início de gestão, pois nem sempre o seu antecessor consegue fazer tudo, mas graças a Deus, o ex-presidente Genivaldo Lima deu a contribuição dele nesses dois anos de mandato na Câmara Legislativa, e agora, darei os meus dois anos de contribuição, se assim Deus permitindo até o final do mandato”, afirmou o chefe do Legislativo Municipal. 

Recursos

Mesmo em tempos de contenção de despesas e otimização dos recursos em busca de melhoria dos serviços públicos, o atual presidente da Câmara tem o máximo de esforço para organizar a casa.

“Fizemos ações diante de algumas deficiências na Câmara, mas hoje graças a Deus, está pontualmente atendendo as necessidades. Temos buscado melhorar, sabemos que existem algumas dificuldades. Você não pode pegar o dinheiro público e sair comprando tudo o que você quer. A Câmara tem um caixa de trabalho. Nós estamos gastando o dinheiro corretamente, mantendo as contas em dias e nós estamos pagando as contas da Câmara dentro do mês. Todos os impostos temos pago dentro do mês. O setor financeiro lá já sabe. Quando chega no dia 28, dia 29, a gente não tem mais nada pra pagar, está tudo pago. Isso é uma forma da gente ter um controle do dinheiro público que a Câmara recebe mensalmente. Eu tenho que trabalhar dentro do valor mensal, eu não posso pegar o valor mensal e estourar tudo”, informou Orlando.


O presidente destacou as principais ações para a economia de recursos. “Se a gente tiver uma emergência que precisa fazer alguma coisa na Câmara e a gente tem visto acontecer tantas coisas na cidade. A gente tem feito uma economia, deixando o dinheiro de reserva justamente para uma emergência, porque eu não posso pegar o dinheiro público e fazer tudo o que vem na minha cabeça, eu não posso fazer isso”, disse. “Eu tenho feito e aprendido muito com o prefeito Dinha, que está tendo muita responsabilidade com os recursos da nossa cidade. É tanto que o prefeito tem cumprido com suas obrigações de pagar os impostos em dia, os funcionários em dia, fornecedores em dia e isso é importante em uma gestão. Essa gestão tem crédito com a população em saber que nós estamos trabalhando dessa forma”, completou.

Orlando mencionou o esforço da gestão na manutenção do prédio do Legislativo e na redução de gastos. “Nós temos algumas dificuldades de fazer licitações, mas graças a Deus, nós temos uma equipe lá que tem assim contribuído bastante, se preocupando com as contas do nosso município, nós temos reduzido despesas. Eu acho muito importante reduzir despesas, porque é muita despesa que eu acho, às vezes, desnecessárias e nós que temos essa preocupação com o erário público, estamos diminuindo despesas, cuidando mais do patrimônio público. Às vezes, o patrimônio público, por ser público, as pessoas acham que não deve ser cuidado, mas deve ser cuidado sim, porque ali é cuidado com o dinheiro dos impostos que o povo paga  no nosso município”, disse.

Imprensa

O presidente da Câmara enalteceu o trabalho da imprensa simõesfilhense na ampliação da comunicação com a população em relação aos trabalhos do Legislativo. “A imprensa de Simões Filho é uma imprensa que se respeita. Se você observar, tem usado com a verdade e não tem maquiado informações. Se as coisas não estão boas, acho que não tem como ninguém maquiar nada. A nossa imprensa, graças a Deus, tem feito esse trabalho e nós nos sentimos bem”, elogiou.

Sala de Imprensa

Durante a entrevista, o chefe do Legislativo falou sobre a pretensão de criar a Sala de Imprensa a partir do segundo semestre. “Temos alguns projetos ainda para ser executados, que é a Sala de Imprensa, que eu acredito que até o segundo semestre agora, a gente consiga chamar todos para inaugurar essa sala de imprensa para atender uma reivindicação antiga da imprensa de Simões Filho, que será um espaço digno para que a imprensa tenha um local adequado para os profissionais. Eu não pude ainda executar essa sala, mas está no nosso planejamento”, assegurou Orlando.


*Reforma da Praça da Bíblia *

Para oferecer condições dignas de trabalho aos servidores e vereadores, a gestão tem tomado algumas ações de intervenções físicas, entre elas, a manutenção no prédio do Legislativo e a retirada do estacionamento para a reforma da Praça da Bíblia.


“Tenho buscado fazer diferente. Nós pegamos a Praça da Bíblia que servia de estacionamento público. Tinha dias que eu contava 50 carros estacionados ali, e hoje, graças a Deus, você não vê nenhum carro mais estacionado em respeito à Praça da Bíblia. Foi uma ação que nós fizemos de imediato. O prefeito está planejando fazer a reforma da Praça da Bíblia”, informou Orlando.


Implantação do Elevador

 Também no âmbito de infraestrutura, Orlando destacou a implantação do Elevador, que foi  promessa ainda na gestão do ex-presidentes da Câmara, Joel Cerqueira e Genivaldo Lima, não concretizada, mas disse que tem se empenhado para executar este projeto tão esperado.


“Eu acredito que a gente consiga colocar o elevador tão sonhado na Câmara, que é uma promessa de muitos anos, mas eu vou me esforçar muito. Para esse elevador, falta o Executivo. A Câmara tem um orçamento próprio baseado no duodécimo do município. Eu não posso ter nem a mais e nem a menos. O prefeito passa todos os meses o repasse baseado na arrecadação do ano passado, não desse ano”, explicou Orlando.

Comunicação Ampliada


Todas essas novidades se somam às ações desenvolvidas também na área de comunicação como, por exemplo, a profissionalização da Assessoria de Comunicação no trabalho de divulgação de conteúdo audiovisual no Portal da Câmara com matérias e reportagens em textos, fotos e vídeos inseridos nas redes sociais, na página oficial da Câmara no Instagram (@camarasimoesfilho) com as principais notícias do Legislativo Municipal, a implantação da Ouvidoria do Legislativo, a continuidade e o aprimoramento das transmissões ao vivo das Sessões da Casa através da página oficial do Legislativo no Facebook (www.facebook.com/cmvsf) e como importantes ferramentas que dão oportunidade para os 19 vereadores mostrarem seus trabalhos e suas lutas em benefício da comunidade, além de possibilitar um diálogo aberto e sincero com a população.

Transmissão das Sessões pela Rádio Simões Filho FM 87,9


Nos quatro primeiros meses de 2019, a Câmara lançou uma série de novidades que visam aproximar o cidadão do dia a dia do trabalho legislativo, possibilitando mais transparência, informação e maior participação da sociedade nos debates da cidade. As transmissões ao vivo das Sessões Ordinárias, sempre às terças-feiras, às 9h, pela Rádio Simões Filho FM 87,9, foi uma das iniciativas destacadas por Orlando. A transmissão pela rádio faz com que as pessoas tenham acesso à informação simultânea.

Orlando de Amadeu assume o comando do Legislativo no biênio 2019/2020, após se eleger para o cargo em 2018.