Bolsonaro escolhe pastor para a Comissão de Ética Pública

Por Sérgio Ferreira 08/06/2019 - 13:46 hs

Por Visual News Noticias / Sérgio Ferreira

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) nomeou o pastor reverendo Milton Ribeiro, da Igreja Presbiteriana de Santos,para integrar a Comissão de Ética Pública da Presidência. Esta é a primeira indicação do chefe do Executivo federal no colegiado, responsável por investigar ministros e servidores do governo. O religioso tomou posse no último dia 21.

Ribeiro tem mandato de três anos, podendo ser reconduzido pelo mesmo período. A comissão – formada por sete advogados – tem ainda seis escolhidos pelo ex-presidente Michel Temer (MDB). Em janeiro de 2018, quando a maioria das indicações ainda era de Dilma Rousseff, o emedebista viu 14 dos seus 28 ministros à época alvo de processos no colegiado.

Ao assumir a Casa Civil, em janeiro, o ministro Onyx Lorenzoni demitiu 16 dos 17 servidores que trabalhavam na Comissão de Ética. Na ocasião, ele justificou a medida como uma política de “despetização” do governo. Assim, o trabalho do grupo foi paralisado. Os conselheiros precisaram apelar ao presidente para ter seus funcionários recontratados novamente.

Em março, o advogado Paulo Henrique Lucon assumiu o comando da Comissão de Ética e impôs novo ritmo ao colegiado, atuando para destravar ou arquivar processos que estavam parados desde 2016. Procurado, Lucon não quis comentar o assunto. A comissão também se negou a informar os processos em tramitação por motivo de sigilo.