Câmara aprova projeto que abre crédito adicional ao Orçamento do Município e 13 Indicações na 14ª Sessão Ordinária

Câmara aprova projeto que abre crédito adicional ao Orçamento do Município e 13 Indicações na 14ª Sessão Ordinária

Por Sérgio Ferreira 05/06/2019 - 07:44 hs

Por Visual News Noticias / Sérgio Ferreira

O Legislativo aprovou por unanimidade na 14ª Sessão Ordinária realizada nesta terça-feira (4) o Projeto de Lei n° 009/2019, de iniciativa do Executivo, para abertura de crédito adicional suplementar ao Orçamento do Município e mais 13 indicações nesta terça-feira, dia 4 de junho, durante a 14ª Sessão Ordinária.


O PL n° 009/2019 autoriza o Executivo a abrir no orçamento geral do município um crédito adicional suplementar no valor de no valor global de R$ 210.000,00 (duzentos e dez mil reais), para os fins que especifica e dá outras providências, conforme artigo 192, do Regimento Interno da Câmara. O PL foi aprovado em única discussão e votação em plenário.

De acordo com o relator da Comissão de Justiça, vereador Jailson ‘Jajai (PP), esse projeto visa uma dotação específica para implementação do projeto do Laborátório FabLab no município. “Estamos tirando esse valor que era para uma atividade na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, conforme previsto na LOA e na LDO do ano passado, e aqui, estamos criando esse valor de R$ 210 mil reais dentro da própria secretaria para alocar para esse programa, que é importante para o nosso município. Quando se fala em crédito suplementar, não é tomar dinheiro emprestado. Apenas está alocando da secretaria um valor para o programa”, explicou Jajai.

Para o líder do governo na Câmara, vereador Manoel Almeida, popular ‘Neco’ (PSD), “o prefeito preserva as suas receitas de forma transparente e busca sempre esclarecer o destino do recurso financeiro”.

Os vereadores apreciaram o Projeto de Lei, nº 010/2019, também de iniciativa do Executivo, que altera o § 4 do artigo 2º, e acrescenta o § 5º do artigo 8º da Lei nº 1106/2018 referente ao Programa Jovem Vereador. O PL foi lido e encaminhado para as Comissões de Justiça, Finanças e Educação.

Já os dois Projetos de Lei do Legislativo, entre eles, o PL nº 007/2019, de autoria do vereador Arnoldo Simões (PRB), que instituí o Dia Municipal do Capelão, e o outro Projeto de Lei nº 008/2019, de autoria do Vereador Manoel Almeida, popular ‘Neco’ (PSD), que denomina “Ediléia de Jesus Santos”, o nome do Posto de Saúde localizado na Rua Santa Rita, s/n, bairro do Eucalipto foram lidos e encaminhados para a Comissão de Justiça.

Indicações

As 15 indicações, de autoria dos vereadores Eri Costa (DEM), Adailton Caçambeiro (PRP), Deni da Metalúrgica (PSD), Orlando de Amadeu (PSDB), Vel Silva (PRP), Manoel Carteiro (PSB), Del (SD), Manoel Almeida ‘Neco’ (PSD), Everton Paim (PSD), Jailson ‘Jajai’ (PP), Luciano Almeida (MDB), Cleiton Bolly Bolly (SD) e Sandro Moreira (PSL) foram votadas e aprovadas por unanimidade.

O vereador Eri Costa requer do Executivo, por meio de indicação nº 080/2019, parceria com o Governo do Estado na criação e implantação de um núcleo de repressão a crimes cibernéticos, no município de Simões Filho. “As pessoas são vitimas de vários crimes cibernéticos, devido à fraudes, invasão em contas correntes, golpes, fake news etc. Cidadãos de bem comum têm tido a sua imagem deturpada e distorcida por marginais que, por trás de um computador, tentam macular a imagem das pessoas e causam danos irreparáveis”, relatou Eri que apresentou a indicação motivada por um fato recentemente ocorrido com dois jovens vitimas de Fake News no município.

O vereador Adailton Caçambeiro solicita por meio de indicação n° 086/2019 ao Executivo obras de melhoria da Travessa Mem de Sá, localizada no bairro Jardim Renatão, para, segundo ele, “melhorar a acessibildade na localidade com a realização de pavimentação asfáltica, instalação de meio fio, sinalização e drenagem de água fluvial”.

O vereador Deni da Metalúrgica requer ao Executivo por meio de indicação n° 088/2019 obras na Rua 1º de Abril, no bairro Oceania, com “serviços de infraestrutura, como rede de esgoto, escadarias, pavimentação e iluminação”. “A presente Indicação mostra-se necessária pela carência destes serviços que foram solicitados pelos moradores da comunidade que vivem transtornos no local”, relatou Deni.

Vereador Orlando de Amadeu

O vereador Orlando de Amadeu  pede ao Executivo por meio de indicação nº 089/2019 a criação do Projeto “Odonto Móvel” e a implantação de uma Unidade Odontológica Móvel (UOM). De acordo com o autor da indicação, o projeto consiste na disponibilização de um consultório para atender as áreas de difícil acesso no município, bem como a população das áreas rurais por meio de um componente móvel de atenção à saúde bucal – Unidade Odontológica Móvel em entidades filantrópicas, escolas e creches. “Sabemos que em vários postos de saúde tem um gabinete odontológico, mas sabemos que existem as dificuldades daquelas pessoas que moram nas comunidades mais distantes, que precisam se deslocar até um posto de saúde. Se a gente levar esse equipamento móvel até essas localidades, com certeza, iremos beneficiar muitas pessoas em nossa cidade”, defendeu Orlando.

O vereador Vel Silva apresentou indicação nº 090/2019 ao Executivo para divulgar e indicar o calendário de horários de coleta de lixo e entulho para a comunidade. De acordo com Vel, a proposição sugere uma campanha de conscientização na coleta de lixo por toda a cidade. “Que a gente venha fazer essa campanha, que é de todos nós, em prol da cidade limpa”, conclamou o autor da indicação.

O vereador Manoel Carteiro solicita por meio de indicação nº 092/2019 ao Executivo a inclusão do Arraiá de Mapele no calendário festivo do município. Segundo Carteiro, o tradicional São João de Mapele acontece no Alto da Pensão há mais de 20 anos e defende que o evento seja incluído no calendário de festas da cidade. “É uma festa tradicional dali. A gente movimenta a comunidade que participa. Que nos próximos anos possamos fazer um São João melhor e que venha contar no calendário da Secretaria de Cultura este evento junino. Sabemos que o mês de junho é um mês tradicional no nordeste, o pessoal gosta de dançar o seu forró, sua quadrilha, do sanfoneiro. Queremos o apoio para incluir esse evento no calendário de festas da nossa cidade”, ressaltou.

O vereador Del, através de indicação nº 093/2019, solicita ao Executivo a reforma da quadra situada na Rua Paraguaçu, bairro Parque Continental. “Temos um espaço amplo que precisa ser requalificado, ganhando uma nova reforma e implantação de grama sintética, requalificando aquela praça, trazendo uma estrutura melhor para a aquela comunidade tão sofrida. Teremos uma praça requalificada e restaurada para o bem do povo da cidade de Simões Filho e dos moradores daquela localidade”, acredita Del.

O vereador Neco pede ao Executivo através de indicação de nº 094/2019 obras no Campo de futebol conhecido como ‘Campo da Cerâmica’, localizado na Rua Taiti, no bairro Luis Eduardo Magalhães. “Quando eu jogava futebol, ali eu jogava com Bebeto. Bebeto jogou no Campo da Cerâmica à época e aquele campo tem necessidade de uma revitalização no que se refere à telamento, iluminação e recomposição do seu gramado. As pessoas que ali residem, não só na Luis Eduardo Magalhães, mas também no Engenho Novo, no bairro do Parque Continental e no Cristo Rei, curtem efetivamente aqueles ‘babas’ nos finais de semana e feriados em que também ocorrem alguns campeonatos de bairros no campo”, contou. “Esse processo de quadras e campos estão em andamento. Já está em licitação, não só o ‘Campo da Cerâmica’, mas também outras reivindicações solicitadas irão ser atendidas”, garantiu.

A Indicação nº 095/2019, de autoria do vereador Everton Paim, solicita ao Executivo incentivo ao Turismo Religioso no Município. Ao defender a proposição, o edil fez referência ao momento de beatificação da Irmã Dulce. “A presente indicação tem como objetivo fazer com que as pessoas conheçam as suas obras e também as belas igrejas de todas as religiões, capelas e locais históricos existentes em nosso município, bem como atrair visitantes de outros municípios, demonstrando esta beleza e atrações que aqui possuímos. Com as obras de Irmã Dulce em nosso município, o município será visitado pelo mundo. Precisamos nos preparar porque é um momento que nós estamos vivenciando”, destacou Paim.

Vereador Jajai


A Indicação nº 096/2019, do vereador Jajai,  solicita ao Executivo a realização de um Simulado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) nas escolas. “Que o município de Simões Filho, junto com a Secretaria de Educação, façam um simulado preparatório no início do segundo semestre no município para que a secretaria faça uma avaliação própria e dê estímulo aos alunos em nossa cidade, e não esperar que o IDEB Nacional faça essa avaliação. Nós temos que fazer a nossa própria avaliação para que melhore o nosso ensino”, defendeu o autor.

Vereador Luciano Almeida

A indicação do vereador Luciano Almeida, de nº 097/2019, solicita ao Executivo o Calçadão Camelódromo, na Rua Hermínio Manoel Bonifácio. “Estamos estudando para organizar o Centro da nossa cidade onde se concentrarão um maior número de ambulantes com barracas padronizadas e banheiros para comerciantes e clientes. Estou otimista para execução desta indicação. Isso irá beneficiar todos os comerciantes da nossa cidade”, acredita Luciano.

Vereador Boly Boly

A Indicação do vereador Cleiton Bolly Bolly, de nº 098/2019, que reitera a indicação de n° 071/2017, requer obras na Rua Tamoio, no bairro Ponto Parada. “A indicação é voltada para uma comunidade ansiosa pela sua carência e pelo prestígio que tem aquela localidade que tem o nosso respeito. Essa é uma indicação antiga que aquela comunidade vem solicitando há muitos anos e eu entendo que essa é uma grande oportunidade de nós podermos trazer uma resposta positiva para a comunidade que vem solicitando as melhorias, afinal de contas, são contribuintes e precisam sim de equipamentos que dêem dignidade as pessoas de terem seus anseios atendidos pelo Executivo”, disse Bolly.

Por fim, a indicação nº 099/2019, apresentada pelo vereador Sandro Moreira, que reitera a indicação nº 102/2017, requer obras na Creche Escola Municipal Frei Arnold Stock. “Esse problema tem me causado preocupação, porque os alunos que estão matriculados naquela creche foram realocados para um imóvel que não tem mínimas condições de abrigar àquelas crianças. É necessário um lugar adequado para fazer a realocação dessas crianças em condições adequadas para dar conforto, comodidade, segurança e que seja digno para as crianças estarem ali durante o período integral e que os pais tenham tranqüilidade”, disse relatou Sandro.

A solicitação verbal feita pelo vereador Cleiton Bolly Bolly à Mesa Diretora de esvaziamento da pauta aprovada por unanimidade pelos edis sucumbiu o espaço da Palavra Franqueada durante a Sessão.  

Na ocasião, o vereador Laécio Valentim (PSB), juntamente com os demais edis, fizeram referência e parabenizaram aos profissionais de comunicação que atuam na cidade pela passagem do Dia da Imprensa, no último sábado, 1º de junho.

Ao final da Sessão, o Presidente da Câmara, Orlando de Amadeu, convocou os vereadores para a reunião das Comissões Permanentes na tarde desta quarta-feira (5), para analisar e discutir os projetos que tramitam no Legislativo.

 

Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Simões Filho (Ascom CMSF)