Profissionais de saúde participam de oficina de fortalecimento da atenção às crianças com síndrome da Zika

Profissionais de saúde participam de oficina de fortalecimento da atenção às crianças com síndrome da Zika

Por Sérgio Ferreira 05/12/2018 - 15:28 hs

Por Visual News Noticias

A coordenação de Atenção Básica, os profissionais do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), do Programa Saúde na Escola (PSE) e do Ambulatório de Fisioterapia, além das famílias e crianças com microcefalia participaram da oficina ‘Estratégia de fortalecimento da atenção às crianças com síndrome da Zika congênita e suas famílias’, na Secretaria de Cultura – CIA 1, uma parceria entre a Prefeitura e Ministério da Saúde, Estratégia Brasileirinhas e Brasileirinhos Saudáveis (EBBS/IFF/Fiocruz). 

O objetivo do evento foi sensibilizar os funcionários e famíliares, além de proporcionar a aprendizagem de utensílios de estimulação precoce.   

“Aqui os profissionais têm acesso a técnicas simples e acontece o estímulo do vínculo da família com a criança. Peças são criadas conjuntamente a partir da necessidade de cada criança, através de matérias acessíveis, de baixo custo, e que podem ser usados em espaços terapêuticos e pelas famílias”, disse Daniela Marçal, coordenadora do projeto. 

Para a coordenadora da Atenção Básica, Iridan Brasileiro, a iniciativa proporciona a troca de experiências e a coleta de informações fundamentais para fortalecer os cuidados com as crianças acometidas pelo vírus.

“Essas crianças precisam ter um cuidado e um trabalho de estimulação precoce e continuada durante toda a vida e, além disso, uma atenção mais cuidadosa. Todo esse processo é para dar essa oportunidade, fortalecendo as estratégias de tratamento adequado às crianças e suas famílias”, afirmou.
ascom