PF investigar supostos crimes eleitorais

Ações da Polícia Federal no Paraná, Sergipe e São Paulo têm como objetivo aprofundar investigações sobre vídeos que circularam recentemente em redes sociais.

Por Visual News Notícias 10/10/2018 - 14:22 hs

Por: visual news Notícias 


De acordo com as investigações, os envolvidos foram identificados a partir de monitoramentos de vídeos que circularam em redes sociais na internet relacionados à votação do último domingo (7). A operação desta quarta foi a primeira a partir do rastreamento de redes sociais.

Em um dos vídeos investigados, um eleitor aperta os botões da urna eletrônica de votação com uma pistola. 



 Agentes cumpriram mandados de busca e apreensão no Paraná. A PF também desencadeou ações em São Paulo e Sergipe.

A PF investiga supostos crimes de violação de sigilo do voto e porte ilegal de arma no Paraná. Em Sergipe e São Paulo as investigações envolvem suposta incitação de crime contra candidatos.



Arma de brinquedo



Durante a operação desta quarta, a PF apreendeu no Paraná o celular de Maykon Santana Anibal e a arma que ele usou na urna, que é de brinquedo. Na hora de votar, Maykon usou a ponta da arma para pressionar os botões da urna.

Neste caso, a PF vai investigar quebra do sigilo do voto. Gravar a escolha na urna é proibido pela lei eleitoral.

Em Sergipe e São Paulo, a PF intimou duas pessoas que postaram mensagens ameaçadoras envolvendo os candidatos Fernando Haddad (PT) e Jair Bolsonaro (PSL).

 Os suspeitos neste caso serão investigados por incitação ao crime, por causa das postagens com mensagens ameaçadoras – que chegaram a ser apagadas, mas foram recuperadas pela perícia.



Investigação



O monitoramento de vídeos nas redes sociais é um dos focos do Centro de Comando e Controle da Polícia Federal no processo eleitoral.

Para chegar aos autores das postagens a PF usou uma técnica específica. A partir do vídeo postado por Maykon, os policiais identificaram as características faciais dele e compararam com as fotos em bancos de dados oficiais, usando técnicas precisas como avaliaçao de cicatrizes, saliencia de ossos, rugas – que permitem a indentificação.

Segundo Guilherme Torres, delegado da Diretoria de Inteligência da PF, seria possível identificar o enevolvido mesmo se fosse um vídeo de alguém que não mostrasse o rosto.

"Até mesmo uma mão que tiver segurando uma arma, por exemplo, a gente tem condição de comparar aquela mão da postagem com a mão que apareceu na foto oficial", disse.

"Todas as ações da internet, assim como no mundo real, elas tem consequências. E a PF mantem esse monitoramento em redes sociais abertas e a gente utiliza ferramentas que possibilitam identificar pessoas", conclui o delegado.


Redação: G1.com