Daciolo gastou menos de um centavo por voto. Meirelles, mais de 40 reais

Com despesa total de 808 reais, o bombeiro deixou para trás o ex-ministro da Fazenda, que torrou 53 milhões de reais em sua campanha

Por Sérgio Ferreira 09/10/2018 - 07:00 hs

Por Visual News Noticias

A história parece evocar o desigual duelo descrito no primeiro livro de Samuel do Antigo Testamento. Desacreditado como Davi, o presidenciável Daciolo, candidato pelo nanico Patriotas, conseguiu amealhar mais de 1,34 milhão de votos.

No total, o cabo do Corpo de Bombeiros arrecadou 9,9 mil reais, mas não viu necessidade de gastar mais do que 808 reais na campanha. Dessa forma, cada centavo investido rendeu ao menos 16 votos, um verdadeiro fenômeno da multiplicação dos sufrágios.

Com esse desempenho, Daciolo terminou a eleição à frente de Marina Silva e de Henrique Meirelles. A candidata da Rede arrecadou 7,34 milhões de reais e gastou 4,96 milhões, segundo a última prestação de contas entregue à Justiça Eleitoral. Conquistou pouco mais de 1,06 milhão de votos, 1% do total válido.

Ex-ministro da Fazenda de Michel Temer, o presidenciável do MDB torrou 53,19 milhões de reais em sua campanha. Dos 54 milhões arrecadados, 100% eram provenientes de recursos próprios. Apesar do vultoso investimento, Meirelles amealhou apenas 1,28 milhão de votos. Ou seja, gastou cerca de 41 reais para cada voto. Um verdadeiro desperdício para quem passou os últimos anos operando a navalha nas contas públicas.

Daciolo é a prova de que nem tudo pode se comprar na vida. O nanico roubou a cena nos debates, ao mesclar sermões religiosos com divertidos “alertas à nação brasileira”, a exemplo das conspirações da desconhecida Ursal (União das Repúblicas Socialistas da América Latina). Dessa forma, conquistou uma legião de seguidores nas redes sociais.

No auge da corrida presidencial, o candidato chegou a se isolar no Monte das Oliveiras, no Rio de Janeiro, para um retiro espiritual. “Por entender que só Deus pode dar vitória para a nação brasileira”, cumpriu uma maratona de jejum e orações por 21 dias, período no qual recusou pedidos de entrevista e desmarcou a participação em sabatinas.

Daciolo chegou a antever uma vitória em primeiro turno, com 51% dos votos válidos. Não foi dessa vez. Mas não deixa de ser surpreendente a vitória sobre o "Golias" Meirelles, que até poucos meses atrás ditava os rumos da economia nacional.

cartacapital.com.br