Mulher morre após ingerir veneno em Simões Filho

Mulher morre após tomar veneno na frente da filha de 10 anos

Por Sérgio Ferreira 11/06/2018 - 07:47 hs

Uma mulher morreu após ingerir veneno de rato na frente da filha em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS).  O caso aconteceu na manhã deste domingo (10/6), dentro de um condomínio residencial do programa Minha Casa Minha Vida, no bairro Vida Nova.

A vítima, Lilian dos Santos, teria ingerido certa quantidade de veneno para rato [chumbinho] dentro do apartamento onde morava. A cena foi presenciada pela própria filha de apenas 10 anos de idade.

De acordo com informações de testemunhas, após ingerir o chumbinho, Lilian teria escondido a chave da porta da casa para que a filha não chamasse os vizinhos. Os familiares informaram que o mulher, que sofria de transtornos mentais, já havia tentado se matar outras vezes.

Não há informações sobre o que levou Lilian a ingerir veneno. O sepultado deve acontecer  na manhã desta segunda-feira (11/6).

Chumbinho

Apesar de ser proibido, o chumbinho continua sendo vendido na Região Metropolitana de Salvador (RMS) e, consequentemente, muitos envenenamentos continuam a ocorrer. O produto, usado para matar ratos, é facilmente encontrado não só em Simões Filho, como em outras cidades da RMS.

Conforme os especialistas, o chumbinho não tem gosto ou cheiro, o que aumenta o risco de ingestão acidental, principalmente por animais e crianças. Segundo os médicos, a substância provoca a inibição de uma enzima no organismo. A falta destas enzimas provoca falta de ar, diarréia, cólicas, perda de urina, excesso de suor, alteração do nível de consciência que, se não tratados a tempo, podem ocasionar o óbito.

Quem vende este tipo de veneno comete um crime contra a saúde pública, com pena que vai desde multa até três anos de prisão. A loja também pode ser fechada. Como o produto é vendido de forma clandestina, a vigilância sanitária, que fiscaliza este setor, depende de denúncias da população para poder agir.