A diferença na classificação agora é de 58 pontos para os corintianos e 49 para os santistas, que ainda perderam o segundo lugar para o Grêmio (49) pelos critérios de desempate (número de vitórias em primeiro lugar e saldo de gols em segundo).
Vale lembrar que nesta rodada o Corinthians perdeu para o Bahia por 2 a 0 e o Grêmio derrotou o Coritiba por 1 a 0.
Assim, não é nada complicado entender porque alguns torcedores vaiaram o Santos no Pacaembu. Além da chance de deixar a briga pela taça do Brasileiro mais acirrada, o time alvinegro teve uma atuação bem abaixo do que vinha fazendo nas últimas rodadas.
Pior: o Santos começou perdendo e esteve duas vezes atrás do placar. O Vitória marcou com o atacante David, aos 22 minutos do primeiro tempo, e o zagueiro Wallace Reis, aos 19 da etapa final.
O empate saiu primeiro com o atacante Jean Mota, aos 35 do primeiro tempo, e depois com um tento contra do zagueiro Ramón, aos 24 da etapa final.
A torcida santista não perdoou a atuação abaixo da média dos santista. Ficou em silêncio durante alguns momentos e, já nos minutos finais, vaiou o meia Lucas Lima. A cada perda de bola a irritação aumentava. Com o apito final, novas vaias no Pacaembu.
Para o Vitória o resultado foi surpreendente, mas não foi o ideal. Agora o time tem 33 pontos e é o 15º colocado, um ponto acima da Ponte Preta, a primeira equipe na zona de rebaixamento.
O primeiro tempo terminou assim. E o Vitória foi quem começou e terminou melhor.
E o time de Salvador abriu o placar com um verdadeiro golaço. Foi aos 22 minutos. Neilton conseguiu roubar a bola do atacante Copete ainda no meio de campo e deu início ao contra-ataque do Vitória. Ele tocou para Tréllez, que passou para Fillipe Souto. O volante rolou a bola para David. O atacante recebeu dentro da área e, com calma, esperou o goleiro Vanderlei sair, o driblou e chutou para o fundo da rede. Uma pintura.
Jean Mota diz que empate dificulta muito luta por título, mas confia: 'Não tem nada perdido'
Atrás no placar, o Santos teve dificuldades para buscar o empate. O contra-ataque do Vitória era sempre perigoso. Mas a igualdade veio.
Aos 35 minutos, Lucas Lima passou para Zeca, do lado esquerdo do ataque. O lateral cruzou na área e Jean Mota, que não tem histórico bom pelo alto, ganhou a disputa com a defesa rubro-negra e, de cabeça, deixou tudo igual: 1 a 1.
Para muitos o 1 a 1 poderia ser suficiente para o Vitória, mas não foi assim. O time de Salvador buscou o triunfo no Pacaembu.
Aos 10, Neilton acertou o travessão em chute de dentro da área. No minuto seguinte, Vanderlei evitou o gol em finalização do zagueiro Wallace Reis após cobrança de escanteio. Ambos os lances deixaram a torcida santista irritada.
Aos 19, o time rubro-negro fez o segundo. Neilton cruzou na medida para Wallace Reis, dentro da área, que ganhou a disputa com David Braz e marcou.
O Santos teve de superar um Pacaembu em silêncio, mas conseguiu empatar aos 24. E a jogada contou a ajuda do rival, ainda que sem querer. No lance, Daniel Guedes cruzou na área e o zagueiro Ramon manda para o próprio gol.
O Santos volta a campo na quinta-feira para enfrentar o Sport, na Ilha do Retiro, em Recife. Já o Vitória enfrentará o Atlético-PR na mesma data, no estádio Barradão, em Salvador. Ambos os jogos serão pela 29ª rodada da Campeonato Brasileiro.
SANTOS 2 X 2 VITÓRIA
Data: 16 de outubro de 2017, segunda-feira
Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo
Horário: 20 horas (de Brasília)
Árbitro: Braulio da Silva Machado (SC)
Assistentes: Carlos Berkenbrock e Helton Nunes (ambos SC)
Cartões amarelos: SANTOS: David Braz, Alison. VITÓRIA: Caíque Sá, Wallace, Yago e Carlos Eduardo.
GOLS: David (VIT), aos 22, e Jean Mota (SAN), aos 35 do primeiro tempo; Wallace Reis (VIT), aos 19, e Ramon (contra para o Santos), aos 24 do segundo tempo.
SANTOS: Vanderlei; Daniel Guedes, Lucas Veríssimo, David Braz e Zeca; Alison, Matheus Jesus (Vecchio) e Lucas Lima; Copete (Serginho), Jean Mota (Lucas Crispim) e Ricardo Oliveira. Técnico: Levir Culpi
VITÓRIA: Caíque; Caique Sá, Wallace, Ramon e Juninho; Uillian Correia, Fillipe Soutto e Yago (Patric); David (Danilinho), Neilton (Carlos Eduardo) e Tréllez.Técnico: Vagner Mancini
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.