Redação
A presidente interina da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Ivana Bastos (PSD), deve convocar eleições para a Mesa Diretora no prazo de 24 horas caso o Supremo Tribunal Federal (STF) confirme o afastamento definitivo de Adolfo Menezes (PSD). A expectativa é que a decisão do STF ocorra na próxima semana.
Durante reunião com os deputados estaduais, Ivana comunicou a intenção de seguir com a nova eleição de forma imediata. Nos bastidores, a medida foi bem recebida, inclusive por parlamentares da oposição. Um deputado oposicionista ouvido pelo Bahia NotÃcias avaliou que a presidente interina tem amplo apoio para seguir no cargo, considerando que Menezes foi reeleito com 61 dos 62 votos possÃveis.
A convocação do novo pleito também pode fortalecer a base de Ivana Bastos, agradando tanto governistas quanto opositores. A oposição já havia defendido a mudança no Regimento Interno para permitir a eleição imediata, enquanto aliados do governo devem garantir a ocupação da primeira vice-presidência deixada por Ivana.
Fontes indicam que o PT já se movimenta para assumir a vice-presidência da Casa, caso Ivana permaneça na presidência. Entre os nomes cotados para o posto estão os suplentes da legenda na Mesa Diretora, Fátima Nunes e Zé Raimundo. O deputado Júnior Muniz (PT) também estaria no páreo.
A definição sobre o futuro da presidência da AL-BA dependerá da decisão do STF e das articulações polÃticas nos próximos dias.
Visual News Noticias