SIMÕES FILHO: Vereadores aprovam projeto que cria Secretaria Municipal de Turismo

Por Sérgio Ferreira 05/01/2022 - 18:28 hs

Por: Sérgio Ferreira

Apesar do recesso de Sessão Ordinária, a Câmara de Vereadores realizou a 11ª Sessão Extraordinária, convocada pelo Poder Executivo, na manhã desta quarta-feira (5). Dos quatro Projetos de Lei (PL) aprovados, um deles, o de nº 001/2022, se refere à alteração da estrutura organizacional da Prefeitura Municipal e, dentro disso, a criação da Secretaria Municipal de Turismo (SETUR). 

 

Segundo o PL, as finalidades da pasta são: formular planos e coordenar a política municipal de turismo, formular planos; formular planos e programas em sua área de competência observando as diretrizes gerais de Governo; propor a política municipal de turismo e demais planos, programas e projetos municipais relacionados com o apoio e o incentivo ao turismo; propor calendário oficial de eventos turísticos do município, entre outras.

 

A mensagem do Executivo afirma que a secretaria terá como objetivo promover a valorização e fomento ao turismo enquanto importante vetor de potencial crescimento econômico e cultural do município e que, por esse motivo, “propõe-se a criação de uma secretaria específica para concentrar os serviços afetos à promoção do turismo ecológico, cultural, gastronômico, náutico, arqueológico e histórico no âmbito do município”, também com o propósito de proporcionar uma maior valorização da cultura e estímulo à economia local.

 

“A cidade conta com importante locais passíveis de exploração turística, bem como de promoção da gastronomia e belezas naturais, contando com cerca de 9 quilômetros de extensão de baía, áreas verdes extensas, monumentos históricos datados dos períodos de emancipação e independência estadual, além de diversos restaurantes de bairros que valorizam a gastronomia local e perpetuam a cultura”, afirma a Mensagem do Executivo.

 

Durante a discussão da matéria, o vereador Joel Cerqueira (PSD) comentou que o turismo possibilita a criação de uma identidade própria. “Nossa maior missão é que nós, simõesfilhenses, precisamos reconhecer a nossa cidade e a nossa identidade enquanto cidadãos de Simões Filho. O turismo será um vetor de visitação e também de pertencimento que nós cidadãos simõesfilhenses iremos construir. Quando vou em outros lugares, as pessoas dizem que Simões Filho precisa ter uma identidade própria, e o turismo faz isso”, disse o parlamentar.

 

A proposta também prevê a criação, dentro da secretaria, da Superintendência de Desenvolvimento Turístico, que terá as seguintes atribuições: acompanhar as ações relativas à implantação de infraestrutura necessária ao desenvolvimento sustentável do turismo no município; propor ao secretário titular medidas de apoio à exploração sustentável dos recursos naturais, culturais e históricos para o turismo; orientar a realização de estudos e projetos de interesse para o desenvolvimento turístico da cidade, entre outras.

 

Ascom / CMSF /

Natalia Ramos (Jornalista)