Poder Legislativo de Simões Filho aprova Projeto de Lei que institui o Dia dos Heróis da Saúde

Por Sérgio Ferreira 21/09/2021 - 17:26 hs

Por: Sérgio Ferreira

Na 21ª Sessão Ordinária, realizada na manhã desta terça-feira (21), parlamentares aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei (PL) de n° 007/2021, de autoria dos vereadores Arnoldo Simões (PRB), Eri Costa (MDB) e Pedro da Kombi (PSL), que dispõe sobre a instituição do “Dia dos Heróis da Saúde” e dá outras providências.

 

Na justificativa, os autores argumentaram que “centenas de profissionais já se contaminaram com o novo coronavírus durante atendimento a pacientes acometidos pela Covid-19, doença muito grave. Muitos perderam a vida. Não podemos esquecer o sacrifício desses heróis nacionais. São médicos, enfermeiros, técnicos, maqueiros, farmacêuticos, laboratoristas, fisioterapeutas, entre outros, que deixam suas residências para salvar a vida dos munícipes”.


 

Durante a discussão da matéria, Eri defendeu o trabalho executado pelos servidores da saúde, dizendo que “ninguém é mais ou menos importante que ninguém, pois funciona como uma catraca: o médico talvez não consiga fazer todos os serviços. O enfermeiro também tem sua importância, assim como o técnico de enfermagem, a cozinheira, o maqueiro, os motoristas...”

 

“Muitas pessoas perderam sua vida, no momento em que a doença era ainda desconhecida; eles expuseram sua vida para salvar vidas. É óbvio que é a função deles, mas só o fato de escolherem essa profissão, já são considerados heróis por terem a vocação de salvar vidas”, completou.

 

 “É justo que nós não possamos fechar os olhos para essa classe que tem dado sua vida”, disse Arnoldo, “e tem contribuído para que as pessoas possam manter sua saúde e sair dessa pandemia com vida”.  

 

“Não podemos esquecer que eles são humanos também, e têm famílias, sentem as dores daquelas pessoas que estão lá internadas, dependendo do tratamento que é dado a elas”, disse.

 

Com a aprovação do PL, o Executivo deverá instituir o “Dia dos Heróis da Saúde” a ser comemorado anualmente no dia 10 de outubro. Além disso, a homenagem deverá constar no calendário oficial de eventos do município.