Novo sistema do iPhone está disponível

Compartilhar
Nenhum Comentário Por Agência Visual News, 20 de setembro de 2013

20130918110134_iphone

Demonstrado pela primeira vez em junho deste ano em evento da Apple, o iOS 7 estará disponível para download a partir desta quarta-feira (18). Os aparelhos compatíveis com o sistema são iPhone 4, 4S e 5, iPad Mini, iPad 2 e de terceira e quarta gerações e iPod Touch de quinta geração.

O aviso da atualização é enviado automaticamente pela Apple para todos os aparelhos compatíveis. Para atualizar o dispositivo basta ir até Configurações e depois acessar o menu Geral > Atualização de software.

Visual

A mudança mais perceptível na nova versão do iOS é visual. O iOS 7 traz a primeira grande reformulação da interface desde a primeira versão do sistema.

Desde sua primeira versão, o iOS adotou um estilo de design em que os elementos do sistema imitam objetos do mundo real. Um exemplo disso é o aplicativo de anotações, que imita um caderno de anotações com páginas amareladas e linhas. Outro exemplo é o iBooks, de livros virtuais, que tem um visual que lembra uma estante de madeira com livros empilhados.

Esse estilo, do qual Steve Jobs era fã, foi abandonado no iOS 7. Os ícones do sistema são mais “abstratos”, possuem formas mais simples e menos detalhes. Os novos ícones também são “chapados”, ou seja, não passam a sensação de relevo. Esse estilo de design, mais abstrato e “clean”, é usado pela Microsoft no Windows Phone.

Centro de Controle

Um recurso útil do novo sistema é o Centro de Controle. No iOS 7, basta deslizar o dedo de baixo para cima para chamar o Centro de Controle. Esse painel dá acesso às configurações mais usadas do sistema, como Wi-Fi, Bluetooth, Modo Avião e ajuste de rotação da tela. Ele permite também controlar as músicas, brilho da tela e lanterna.

A ideia é agilizar o acesso aos ajustes mais usados. É um recurso similar ao painel de notificações já usado há algum tempo no sistema Android.

Safari

O navegador Safari ganhou um modo de tela cheia (que elimina a barra de navegação e mostra apenas o conteúdo da página). A caixa de buscas foi eliminada e as pesquisas agora são feitas na mesma caixa usada para endereços, como ocorre no Chrome.

A limitação de oito abas foi eliminada. Agora praticamente não há limite de abas que podem ser abertas no navegador (o limite fica apenas por conta da memória disponível no aparelho). As abas podem ser vistas em modo carrossel, como as capas de álbum do iTunes.

Câmera

O aplicativo de câmera também sofreu modificações. Ele agora traz quatro modos: vídeo, foto normal, foto “quadrada” (padrão Instagram) e foto panorâmica. O aplicativo também traz alguns filtros que podem ser testados antes de tirar a foto, com a imagem enquadrada.

O novo aplicativo de álbum de fotos do iOS usa dados de local e horário para criar álbuns automaticamente. Assim, todas as fotos de um evento são automaticamente reunidas em um grupo. É um recurso similar aos álbuns automáticos do Galaxy S4.

Mais mudanças

O iOS 7 traz ainda algumas mudanças menores, a saber:

- Recurso AirDrop permite compartilhar facilmente fotos, contatos e outros tipos de conteúdo por meio de Wi-Fi ou Bluetooth com outros usuários do iOS.

- O recurso de multitarefas (acionado com dois toques no botão Home) ganhou um novo visual. Além disso, o novo sistema suporta mais tarefas no modo multitarefas. Assim, mais programas podem ser atualizados automaticamente em modo background.

- O assistente de voz Siri ganha uma voz masculina e responde a mais comandos (mas ainda não funciona em português)

- O novo iOS permite que o usuário configure o aparelho para exigir a senha do iTunes (além da senha do aparelho) para ser destravado. É mais uma camada de segurança no caso de roubo.


Deixe um comentário