Como lidar com a vergonha na entrevista? Especialista tira dúvidas

Compartilhar
Nenhum Comentário Por Agência Visual News, 15 de agosto de 2016

Na maioria das organizações, o currículo dos candidatos é avaliado conforme a aderência ou não a uma vaga

 

Comum em muitos profissionais, a timidez é uma característica que pode prejudicar quando em excesso. Ser uma pessoa tímida não é um problema, afinal é um traço de perfil, ruim é quando isso passa a interferir de forma negativa. Muitas pessoas percebem o problema quando estão em um processo seletivo e a vergonha durante a entrevista começa a preocupar. E aí, como lidar com esta situação?

A Coordenadora de Recrutamento e Seleção da Catho, Kaline Agorreta, acredita que é comum este comportamento, no entanto, existem algumas técnicas que podem ajudar. “Primeiramente é preciso entender que você foi convidado para o processo, isso te deixará mais à vontade durante a entrevista”.

Na maioria das organizações, o currículo dos candidatos é avaliado conforme a aderência ou não a uma vaga, por isso, somente os perfis que mais condizem com a vaga em aberto são convidados para as entrevistas. Sendo assim, em uma entrevista, o profissional já deu um primeiro passo importante e manter a calma para avançar no processo de seleção é fundamental.

Segundo Kaline, outra dica importante é se preparar para a entrevista para não ser surpreendido por nenhum questionamento. Uma boa forma de se preparar é pesquisar sobre a organização e a área em que irá atuar e pensar em possíveis perguntas e as melhores respostas para cada uma delas.


Deixe um comentário